Análise das características do ensino de Astronomia no Ensino Médio nos municípios de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá

FARIA, Rachel Zuchi
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Ensino de Ciências e Matemática, 2008. 82p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo Apesar de a Astronomia ser uma das mais antigas ciências e de ter contribuído para o desenvolvimento humano e tecnológico, raramente seus conceitos são ensinados aos jovens em idade escolar. A presente pesquisa discute dois aspectos relacionados com a abordagem da Astronomia. O primeiro aspecto é se ela é abordada pelos professores do Ensino Médio e o segundo, aborda a maneira como ela é ensinada por estes professores. Optou-se pela aplicação de um questionário com professores que ministram a disciplina de Física, os quais trabalham em escolas estaduais nos municípios de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá, em São Paulo. Considerando apenas os professores que responderam ao questionário nos três municípios pesquisados; 57,4% não abordaram nenhum tópico de Astronomia; 89,4% não utilizaram qualquer tipo de programa computacional; 70,2% não utilizaram laboratório; 83,0% nunca levaram os alunos a museus e ou planetários e 38,3% não indicaram qualquer tipo de revista ou livro sobre Astronomia aos seus alunos. Embora a maioria dos professores reconheça que o conteúdo de Astronomia possa influir na formação do aluno, os mesmos não incluem o tema em seus planejamentos escolares.
Arquivo PDF document 2008_FARIA_D_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 584 KB