Apropriação e Domínio de Instrumentos para o Ensino de Astronomia

SOARES, Leonardo Marques
Apropriação e Domínio de Instrumentos para o Ensino de Astronomia
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2010. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Silvania Sousa do Nascimento).

Resumo Esta pesquisa buscou indicações sobre a maneira como os professores se apropriam e criam seus domínios sobre os instrumentos do KIT PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (KITPEA). Os sujeitos dessa pesquisa foram professores que participaram do curso de especialização em ensino de astronomia oferecido pelo Projeto de Formação Continuada (Foco) no Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Coletamos as informações por meio de um questionário e de uma entrevista, aplicados a esses professores. Estruturamos a análise dessas informações com a ajuda da Teoria da Atividade e da Teoria da Ação Mediada. Aplicamos uma análise de discurso interpretativa das falas dos professores usando como dispositivo analítico os elementos constituintes do sistema de atividade e os conceitos de apropriação e domínio. Nessa pesquisa, apropriação significa “tomar algo do outro e torná-lo seu próprio” e domínio significa “saber usar uma ferramenta cultural”. Consideramos como instrumentos apropriados aqueles que os professores relatam terem feito algum uso durante uma atividade de ensino. Já o domínio, interpretamos como a maneira segundo a qual os professores descreveram as adaptações dos instrumentos em suas atividades, e a forma de superarem as dificuldades encontradas. A partir dessas análises identificamos outras formas de os professores darem continuidade ao seu processo de formação no campo do ensino de astronomia tais como: visitas a observatórios, participação em grupos de estudos, leitura de revistas. Dentre os 11 sujeitos que participaram da pesquisa, foi possível interpretarmos com clareza o domínio em 7 narrativas. Em síntese, recomendamos que os professores inicialmente tenham a oportunidade de aprender com os instrumentos do KITPEA, para depois adapta-los para o desenvolvimento de atividades com seus estudantes. Recomendamos também o desenvolvimento de atividades com a participação de mais sujeitos da comunidade escolar, para que eles possam ajudar uns aos outros a superarem as dificuldades que normalmente aparecem durante o uso dos instrumentos do KITPEA.
Arquivo PDF document 2010_SOARES_D_UFMG.pdf — Documento PDF, 2.36 MB