Astronomia nas propostas curriculares dos estados da região Sul do Brasil: uma análise comparativa

ALBRECHT, Evonir
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2012. 104p. Tese de Doutorado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo No Brasil, os documentos que norteiam a Educação Básica são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Nestes documentos, que servem de base para a construção das Propostas Curriculares nos estados brasileiros, é reconhecida a importância do Ensino e Aprendizagem de conteúdos de Astronomia na Educação Básica. Neste aspecto, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e comparar a proposição e a clareza dos conteúdos astronômicos presentes nas Propostas Curriculares dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como procedimento metodológico, foi utilizado o enfoque qualitativo, seguindo os pressupostos do Método Comparativo, por meio da realização de três passos: Primeiro passo: seleção de fenômenos comparáveis, que foi realizado por meio da análise documental. Segundo passo: definição dos elementos comparáveis, realizado por meio da utilização da análise de conteúdo. Terceiro passo: generalização. Os resultados da análise dos conteúdos astronômicos presentes em cada proposta possibilitaram a elaboração de quatro categorias, a saber: Terra, Sistema Solar, Via-Láctea e Universo. Estas categorias foram analisadas quanto à clareza, apresentação e especificidade. Quanto à proposição de conteúdos de Astronomia, constatou-se que o tema aparece nas três propostas analisadas. Porém os mesmos conteúdos são apresentados em anos diferentes, em forma de tópicos gerais, sem especificidade. A Proposta Curricular do Paraná apresenta a Astronomia como primeiro conteúdo a ser trabalhado em cada ano do Ensino Fundamental no primeiro bimestre. O estado do Rio Grande do Sul apresenta os conteúdos de Astronomia divididos em dois ciclos no Ensino Fundamental. A Proposta Curricular do estado de Santa Catarina não apresenta a divisão de conteúdos por ano. No Ensino Médio, a proposta mais diferenciada é a do Rio Grande do Sul, que apresenta os temas de Astronomia como primeiro conteúdo a ser trabalhado na primeira série. Nas outras duas propostas, o tema apresentado é apenas Gravitação Universal. Em relação à clareza dos conteúdos astronômicos, cabe ressaltar que a Proposta Curricular do estado do Paraná é a mais explícita para o Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio, a Proposta Curricular do Rio Grande do Sul é a mais clara, porém ambas são pouco específicas. A Proposta Curricular de Santa Catarina é a menos explícita tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. De um modo geral, as três propostas analisadas são superficiais na parte da divisão específica de conteúdos, apresentando apenas os tópicos gerais a serem trabalhados. Cabe ressaltar a necessidade de clareza nos documentos que norteiam a Educação Básica, pois os mesmos servem de base para um bom planejamento escolar. Outros aspectos que denotam atenção são a urgência de inserir conteúdos de Astronomia nos cursos de formação de professores e a necessidade da realização de mais pesquisas que revelem o quadro do Ensino de Astronomia no Brasil.
Arquivo PDF document 2012_ALBRECHT_T_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 929 KB