Astronomia: Representações Sociais de Estudantes do Ensino Médio Integrado e Licenciandos em Física

BARBOSA, José Isnaldo de Lima
Astronomia: Representações Sociais de Estudantes do Ensino Médio Integrado e Licenciandos em Física
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2018. 175p. Tese de Doutorado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo Os temas relacionados à Astronomia perpassam por quase todos os níveis de ensino da Educação Básica no Brasil e também são frequentemente divulgados através dos meios de comunicação de massa, atividades estas que nem sempre ocorrem da forma adequada. Todavia, os estudantes vão formando suas explicações a respeito dos fenômenos estudados pela Astronomia, isto é, passam a construir suas opiniões, suas crenças, e suas atitudes referentes a este objeto ou a esta situação. Neste sentido, esse trabalho foi dividido em duas frentes, as quais têm os seguintes objetivos: (1) Identificar as representações sociais de Astronomia elaboradas por estudantes do Ensino Médio Integrado e licenciandos em Física; (2) Verificar até que ponto as representações sociais desenvolvidas pelos discentes investigados são equivalentes; (3) Investigar se as representações sociais concebidas por licenciandos em Física sobre Astronomia sofrem alterações após estes participarem de um curso sobre temas básicos de Astronomia, em comparação com aquelas expostas antes do evento citado. Na primeira frente tem- se uma pesquisa de natureza básica, onde os dados foram obtidos através de levantamento, e analisados em consonância com as metodologias pertinentes a Teoria do Núcleo Central, a segunda frente trata de uma investigação de natureza aplicada, e os dados obtidos foram explorados através de análises estatísticas. Os resultados indicam que os discentes pesquisados possuem representações sociais do objeto Astronomia, as quais são alicerçadas em elementos provenientes do espaço formal de educação, e também divulgados nos meios de comunicação de massa, além disso, demonstram que os estudantes têm informações sobre Astronomia, e uma posição valorativa em relação a esta ciência. Na segunda frente os resultados indicam que ocorreram alterações nas representações sociais dos licenciados em Física sobre o termo indutor Astronomia, após a realização do curso, isto é, vários elementos evocados antes do curso foram substituídos por outros, os quais foram trabalhados durante a realização do referido evento.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Representações Sociais, Teoria do Núcleo Central, Aprendizagem Significativa.
Abstract The topics related to Astronomy are spread through almost all levels of basic education in Brazil and are also disseminated through the mass media, activities that do not always occur in the proper way. However, their students form their explanations about the phenomena studied by Astronomy, that is, they begin to construct their opinions, their beliefs and their attitudes regarding this object or this situation. In this sense, this work was divided in two fronts, which have the following objectives: (1) To identify the social representations of Astronomy elaborated by students of Integrated secondary education and undergraduate students in Physics; (2) To verify to what extent the social representations developed by the investigated students are equivalent; (3) To Investigate if the social representations designed per undergraduate students in Physics about Astronomy undergo changes after these participate in a course on basic subjects of Astronomy, in comparison with those exposed before the mentioned event. On the first front there is a research of a basic nature, where the data were obtained through of survey, and analysed in accordance with the methodologies pertinent to Central Nucleus Theory, the second front deals with an investigation of an applied nature, and the data obtained were explored through statistical analyses. The results indicate that the researchers have been involved in social representations of the object Astronomy, which are based on elements of the formal education space, and also disclosed in the media, in addition, demonstrate that the students have information about Astronomy and a valuation position in relation to this Science. On the second front, the results indicate that there were changes in the social representations of the undergraduate students in Physics about the term inductor Astronomy, after the course, that is, several elements evoked before the course were replaced by others, which were worked during the event.
Keywords Astronomy Teaching, Social Representations, Central Nucleus Theory, meaningful learning.
Nível Doutorado
Arquivo PDF document 2018_Barbosa_T_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 6.76 MB