CTS-Astro: Astronomia no enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade e Estudo de Caso em Educação a Distância

FERREIRA, Orlando Rodrigues
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2014. 216p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo A dissertação aborda a Astronomia no enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade [CTS], que o autor denomina de CTS-Astro. Observa o International Year of the Astronomy 2009 [IYA 2009] como uma das mais importantes experiências CTS realizadas em âmbito mundial, ocasionando uma integração sem precedentes entre as áreas científicas, tecnológicas e humanas, com impactos positivos em diversos setores da sociedade e que ainda permanecem dignos de estudos, principalmente no país devido à realização do Ano Internacional da Astronomia no Brasil 2009 [AIABrasil-2009]. A Astronomia também é investigada na área da Educação, fundamentada principalmente nas vertentes teóricas pedagógicas sociointeracionista de Lev Semenovich Vygotsky (1991, 2008 e 2012, p. 103-117) e da sócia-histórica-cultural de Paulo Reglus Neves Freire (1979, 1982 e 1996), porém, quando necessário e ainda se mantendo no campo do construtivismo, adequadamente valendo-se do interacionismo e da transdisciplinaridade de Jean William Fritz Piaget (1983). Concernente à Educação a Distância [EaD], constata-se significativo crescimento nas graduações e pós-graduações. Novos desafios surgem, como o estabelecimento de uma população cada vez mais afeita às Tecnologias de Informação e Comunicação [TICs] e as metodologias de ensino que devem ser utilizadas e desenvolvidas, com a Astronomia tornando-se um importante instrumento no processo ensino-aprendizagem associado às tecnologias. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, se procedeu com um estudo de caso envolvendo 26 estudantes inscritos na disciplina Tópicos de Astronomia aplicados ao ensino, em 2012, do curso de pós-graduação lato sensu de Educação a Distância [EaD] da Universidade Cruzeiro do Sul. Os resultados permitiram levantamentos estatísticos, portanto, quantitativos, como também informações qualitativas sobre o ensino-aprendizagem de Astronomia por intermédio da EaD. As análises de desempenhos e evolução de cada estudante e do conjunto permitem constatar a interação entre os envolvidos sob a mediação do professor-tutor que, por sua vez, como pesquisador igualmente passou por processos de modificações ao encontrar-se também inserido no papel de agente ou ator que, ao mesmo tempo que influencia, igualmente sofre influências e se transforma.
Arquivo PDF document 2014_FERREIRA_D_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 7.33 MB