Ensino de astronomia mediado pelas tecnologias da informação e comunicação (tic): propostas de abordagem e análise

JESUS, Milena dos Santos Pedreira de
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2015. 126p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Iranderly Fernandes de Fernandes e Vera Aparecida Fernandes Martin).

Resumo Vivencia-se um período de transformação das técnicas de ensino-aprendizagem na escola como instituição. Além dos seus muros, novas tecnologias são desenvolvidas e paulatinamente incorporadas ao cotidiano das pessoas. Estas mesmas instituições de ensino tentam acompanhar as mudanças atualizando-se tecnologicamente adquirindo equipamentos como computadores, tablets, televisores e conexão com a internet para que os professores possam utilizar mídias em sala de aula. Apesar disto, a reflexão sobre as melhores abordagens do uso destas tecnologias para o ensino é deixada de lado. Desse modo, várias questões ficam em aberto. A utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir para a aprendizagem significativa do estudante? Quais são os novos desafios que surgem para a escola? Como os professores podem lidar com eles? Este trabalho tem como objetivo discutir tais questões e com isto contribuir para a reflexão sobre a aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de Astronomia e demais ciências.
Arquivo PDF document 2015_JESUS_D_UEFS.pdf — Documento PDF, 3.06 MB