Origens da vida no contexto cósmico: estudo sobre o desenvolvimento de MOOC em Astronomia

SOUZA, Rodrigo de
Origens da vida no contexto cósmico: estudo sobre o desenvolvimento de MOOC em Astronomia
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2016. 89p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elysandra Figueredo Cypriano).

Resumo Este trabalho tem o objetivo de apresentar a aplicação da metodologia Massive Open Online Course (MOOC) no ensino de Astronomia, como uma estratégia contemporânea de ensino a distância (EAD). Os MOOC são oriundos da corrente de pensamento Conectivista, desenvolvida por George Siemens, segundo a qual, em um mundo altamente conectado por meio da internet, o conhecimento passa a ser um fenômeno extrínseco ao ser, disponibilizado na web e acessado pelos indivíduos de acordo com suas necessidades pessoais e profissionais, ou seja, as pessoas aprendem o que precisam aprender. As redes sociais e outros meios de conexão entre as pessoas neste mundo virtual também são fatores determinantes para o processo de aprendizado, uma vez que a comunicação entre as pessoas tende a diminuir as fronteiras entre aquele que sabe e aquele que precisa aprender, portanto, o conhecimento deixa de ser uma característica do indivíduo e passa a ser uma contribuição dos indivíduos, conectados, os quais fornecem o conhecimento propriamente dito aos grandes bancos de dados, transformam e atualizam este conhecimento e o distribuem através das redes. Os MOOC são o reflexo mais objetivo desta linha de pensamento. São cursos abertos, livres de pré-requisitos e massivos. O termo massivo vem do fato de que, ao contrário de uma sala de aula tradicional, não há limites para a inclusão de alunos nesta modalidade, que tem sido utilizada com sucesso por grandes universidades, como Harvard, MIT e Berkeley. A proposta geral do trabalho é transformar o curso “Origens da vida no contexto cósmico”, de autoria do professor Augusto Damineli em um MOOC, utilizando a plataforma Coursera. O processo de desenvolvimento do curso envolveu diversos professores, inclusive de outras instituições de fora da USP, além de uma equipe técnica para a produção e edição dos vídeos. Como resultados, identificou-se que os MOOC podem ser aplicados no ensino de astronomia, trazendo resultados positivos, não só na perspectiva quantitativa, quanto na qualitativa, sendo o curso “Origens da vida no contexto cósmico” avaliado positivamente por parte dos alunos em relação a sua experiência de aprendizado e alcançando um público, em sua primeira sessão, de mais de 4.000 alunos.
Arquivo PDF document 2016_SOUZA_D_USP.pdf — Documento PDF, 2.24 MB