Tecnologia do ensino de astronomia na educação básica: análise do uso de recursos computacionais na ação docente

MENEZES, Leonardo Donizette de Deus
Uberlândia/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2011. 188p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Daniel Longhini).

Resumo Este trabalho analisa fatores que influenciam no uso de recursos computacionais por um grupo de professores de educação básica participantes de um curso de formação continuada ao ensinarem astronomia nas escolas onde lecionam. Realizado em 2009, o curso objetivou abordar conteúdos básicos de astronomia presentes nas propostas curriculares para a educação básica e discutir aspectos de seu ensino, em especial os que tenham interface com recursos tecnológicos. Para tanto, delineamos o perfil social e profissional dos participantes, suas condições de trabalho e suas relações com o ensino de astronomia e com os recursos computacionais mediante questionário semiestruturado cujos dados obtidos apoiaram nossa análise do planejamento e da implementação das atividades pedagógicas envolvendo astronomia. Os professores puderam escolher a forma de planejar as atividades, os temas e os recursos. Com base na abordagem da pesquisa qualitativa, identificamos e descrevemos cinco aspectos que se inter-relacionam e influenciam no uso de recursos computacionais no ensino de astronomia na educação básica — a saber: infraestrutura, organização do espaço escolar, formação profissional dos professores (no conteúdo específico de astronomia e no uso de recursos computacionais no trabalho docente), condições de trabalho do professor e interesse e dedicação de docentes e discentes ao trabalho pedagógico com astronomia usando recursos computacionais. Na apresentação das nove atividades planejadas — das quais oito foram postas em prática —, verificamos seis relatos de professores que, ao longo do curso, trabalharam astronomia recorrendo a recursos computacionais. Quatro atividades foram realizadas em escolas municipais e duas, em escolas estaduais. Durante a pesquisa, presenciamos movimentos distintos no tratamento dos recursos computacionais na educação escolar. Embora haja uma proposta de uso de tais recursos para fins didáticos na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG), ela carece de alguns ajustes. Em todo caso, a situação de seus professores parece mais favorável à inserção dessas tecnologias em seu trabalho docente quando a comparamos com a situação da rede estadual de Minas Gerais, que - parece-nos - prioriza o uso de recursos computacionais como ferramentas de instrução sem fins didáticos. Mesmo com as limitações e dificuldades apresentadas, os professores que trabalharam com astronomia usando recursos computacionais fizeram trabalhos que despertaram a atenção e suscitaram a participação discente. Os docentes reconheceram a importância de inserir os recursos computacionais em seu trabalho docente, propondo continuidade e mudanças na forma de trabalhar astronomia. Porém, manifestaram, ao final do curso, o desejo por atividades que envolvessem mais os recursos não digitais. Entre os problemas variados para realizar as atividades de astronomia com auxílio de recursos computacionais e as possibilidades aventadas, reconhecemos a necessidade de melhorar as condições de vida, formação e trabalho do professor para que tenha condições de investir em seu trabalho com tais tecnologias.
Arquivo PDF document 2011_MENEZES_D_UFU.pdf — Documento PDF, 2.57 MB