Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

LANGHI, Rodolfo
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Ciências, 2004. 240p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roberto Nardi).

Resumo A pesquisa identifica alguns padrões relativos às perspectivas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino da Astronomia e analisa suas reflexões sobre uma possível inserção deste tema na formação inicial e continuada de docentes. A preocupação com o tema é justificada em função do caráter interdisciplinar da Astronomia, uma vez que esta interage facilmente com praticamente todas as disciplinas, possuindo grande potencial educativo, além de se constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por uma revisão crítica da literatura na área e a análise dos discursos de uma amostra de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As enunciações desses docentes sobre temas astronômicos e suas inquietações em relação ao ensino da Astronomia são interpretadas segundo os princípios e procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgado no Brasil por Orlandi (1999). Os resultados apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de Astronomia e, por outro lado, indicam algumas sugestões metodológicas para a prática de ensino sobre o tema. Assumindo a posição de que os conteúdos são preponderantes no desenvolvimento de competências nos estudantes e embasadas em resultados de pesquisas em Educação em Ciências e nas sugestões metodológicas decorrentes dos discursos dos sujeitos entrevistados, as conclusões desse estudo fornecem subsídios para a elaboração de um programa de educação continuada e/ou inicial, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes.
Arquivo PDF document 2004_LANGHI_D_UNESP.pdf — Documento PDF, 1.35 MB